O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), em meio às comemorações de seu 52º aniversário, promoveu, no dia 11 de agosto de 2023, a 5ª edição da sua já tradicional corrida. Dividido em duas modalidades, corrida (5km) e caminhada (3,7km), o evento aconteceu dentro do campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e contou com cerca de 350 participantes.
O organizador da corrida, Capitão Engenheiro Dirceu Olímpio de Lima Duarte, destacou a importância do evento como forma de incentivar a prática esportiva no cotidiano das pessoas. “Consideramos esta atividade como essencial para incentivar a prática esportiva de nosso pessoal. Em paralelo a isso, temos também a questão da integração do efetivo numa ação geral de congraçamento”.
Vencedores - Assim como no ano passado, só houve premiação para os participantes da corrida. Quatro categorias foram contempladas: Geral Masculino, Geral Feminino, IFI Masculino e IFI Feminino.
Repetindo a colocação de 2022, o soldado Jhonatan Gabriel Fortes, da Prefeitura de Aeronáutica de São José dos Campos (PASJ), foi o primeiro colocado geral entre os homens com o tempo de 17 min 45 s. “Desde garoto acompanho meu pai nas corridas de rua. Por incentivo dele, tento seguir seus passos, correndo, inclusive, em competições lá fora”.
Entre as mulheres, a primeira colocada geral foi a civil Maria Elenice Rocha, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ela completou a prova com o tempo de 21 min 58 s. “De início, eu treinava sozinha. Depois conheci a assessoria do André Prado e passei a treinar com ele. Agora estou na Ton Levi [Gestão Esportiva] e participo de uma turma que treina em conjunto”.
Na categoria IFI Masculino, o grande vencedor foi o Sargento Paulo Henrique de Sene Mazzeo, da Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA), com o tempo de 19 min 50 s. O Sargento Mazzeo costuma treinar para mountain bike, mas recentemente intensificou a preparação para corridas. “Faço academia e participo de competições, e isso ajuda na parte muscular e na parte cardiorrespiratória”.
Por fim, na categoria IFI Feminino, a campeã foi a Sargento Cíntia Lima da Silva Torres, da Coordenadoria de Recursos Humanos (CVD-RH), com o tempo de 23 min 17 s. A Sargento Cíntia tem a corrida como um hobby e participa, inclusive, de eventos externos. “Venho correndo com frequência. Corro na rua e aqui dentro do campus do DCTA”.
Redes Sociais