Na tarde de quarta-feira, 27 de março de 2024, foi ministrada, no Auditório Azul, uma palestra sobre compliance ao efetivo do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). A palestrante, Maria Teresa Piacese, ex-funcionária do IFI e atual Compliance Officer da PowerChina, estatal chinesa do ramo da construção civil pesada, procurou contextualizar o tema no ambiente das corporações públicas e privadas.
De acordo com o U.S Federal Sentencing Guidelines Manual, compliance é o dever das empresas de promover uma cultura organizacional que estimule a conduta ética e o compromisso com o cumprimento da lei. Trata-se, em suma, de criar um ambiente em que nenhuma modalidade de fraude prospere.
Na prática, o compliance é um guia de conduta da empresa, orientando como ela deve se comportar em diversas situações. Engloba políticas e controles internos, regras e diretrizes que estejam em conformidade com as obrigações da instituição.
Maria Teresa – Formada em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Maria Teresa Piacesi tem mestrado em materiais compósitos pelo Imperial College London. Iniciou a carreira na antiga Vale do Rio Doce, tendo trabalhado em diversas áreas de gerência. Também atuou na Embraer, apoiando a equipe de vendas na negociação de contratos. No IFI, adquiriu experiência no setor de offset. Atualmente é Compliance Officer da PowerChina no Brasil.
Redes Sociais