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Entre os dias 11 e 12 de junho, ocorreram, nas dependências da Helibras, em Itajubá (MG), e nas dependências do Comando de Aviação do Exército (CAvEx), em Taubaté (SP), os ensaios em solo e em voo na aeronave H-125, matrícula FAB 8821, visando a certificação da configuração das luzes externas e sua compatibilidade NVG (Night Vision Goggles).


A configuração ensaiada foi avaliada por tripulação do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), Tenente-Coronel Aviador Rodolfo dos Santos Sampaio e Capitão Engenheiro Paulo Augusto Tostes Junior, os quais verificaram, em conjunto com a tripulação da empresa Airbus/Helibras, se o sistema de iluminação externa estava seguro e funcional conforme necessidade prevista em contrato, bem como se atendia aos critérios definidos no processo de certificação.


Após a realização desses ensaios, o próximo passo será avaliar a documentação final emitida pela empresa, que culminará na emissão do Certificado Suplementar de Tipo para a plataforma H-125 (Projeto TH-X), pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).


O Projeto TH-X envolve a aquisição de helicópteros leves, modelo AS350B3, para a Força Aérea Brasileira e a Marinha do Brasil, com sistemas aviônicos modernos e duplicidade de comando para possibilitar a instrução de operadores, sendo a previsão de entrega das primeiras aeronaves marcada para o segundo semestre deste ano.


Segundo a Gerente Industrial, Tecnologista Sênior Adriana Patrícia dos Santos, do efetivo do IFI, “este foi um importante marco para o projeto, pois a missão militar contratada para o projeto está atrelada ao sistema de iluminação externa compatível com NVG, e, segundo reportes da tripulação do IPEV, a instalação se mostrou segura para o fim a que se destina”.

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