Na manhã de quarta-feira, 21 de agosto de 2024, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), em cerimônia realizada em suas dependências, comemorou 53 anos de existência. Presidido pelo Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, representando o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, o evento reuniu diversas autoridades militares e civis de organizações das Forças Armadas, instituições públicas e empresas do setor aeroespacial.
Na cerimônia, foram entregues diplomas aos seguintes membros honorários da Força Aérea Brasileira (FAB): Carlos Eduardo Quintanilha Vaz de Oliveira, Coordenador de Segmento Solo e Gerente do Programa de Microgravidade da Agência Espacial Brasileira (AEB), Aldo de Freitas Carvalho, Engenheiro de Desenvolvimento do Produto e Coordenador de Processos de Certificação da EMBRAER, Roberto José Silveira Honorato, Superintendente de Aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e Rodolfo Saboia Lima de Souza, Pesquisador-Tecnologista em Metrologia do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). (Na ocasião, Rodolfo Saboia Lima de Souza foi representado por Fernando Alves Rodrigues, igualmente do INMETRO.)
Foram impostas, ainda, medalhas de tempo de serviço aos seguintes militares: Capitão Especialista em Armamento Luiz Carlos Teixeira de Oliveira Júnior e Primeiro-Sargento Especialista em Informática André Luiz Coelho (20 anos); Segundo-Sargento Especialista em Informática Renata Limeira Molinari Gonçalves e Segundo-Sargento Especialista em Eletricidade e Instrumentos Diego de Lima Alegre Garcia (10 anos).
Receberam, na cerimônia, a Medalha-Prêmio Força Aérea Brasileira o Capitão Engenheiro Dirceu Olímpio de Lima Duarte, o Primeiro-Tenente do Quadro de Oficiais Convocados em Administração Oderlei Ferreira dos Santos, o Primeiro-Sargento Especialista em Mecânica de Aeronave Vinícius Rosa Máximo e o Segundo-Sargento Especialista em Informática Thiago Antônio Alves Mendes.
Por fim, prestou-se homenagem aos servidores com 20 anos de trabalhos dedicados ao IFI. São eles: Tecnologista André Luís Habib Bahia, Tecnologista Luciano Pereira de Souza, Tecnologista Miguel Ângelo Lana, Técnica Grasiele Oliveira Alves Cardoso, Técnico Alessandro Claudino Pereira, Técnico Carlos Alberto Barrochelo, Técnico Ernesto Takema Kobayashi, Técnico Guilherme Franco Vieira, Técnico Jorge Fernando Sales Conceição, Técnico Róbson Fernando de Souza, Técnico Thiago Neves da Silva e Técnico Washington Luiz Rana Rodrigues.
Em discurso proferido durante a celebração, o Diretor do IFI, Coronel Aviador Marcelo Zawadzki, citou o avanço do Instituto, no último ano, na construção de um grande legado em prol da sociedade brasileira, especialmente nos campos estratégicos da atividade aeronáutica e espacial, abrangendo tanto as vertentes militares quanto as civis. Nesse contexto, foram destacadas algumas realizações relevantes. “No que tange à manutenção e construção de nossas capacidades operacionais, emitimos Certificados de Aeronavegabilidade Inicial e renovamos Permissões Especiais de Voo, visando à continuidade dos ensaios de desenvolvimento e certificação das aeronaves F-39. (...) [Também] emitimos o Certificado de Aeronavegabilidade Inicial do KC-390 FAB 2855, permitindo seu retorno ao serviço operacional, já na configuração Final Operational Capability. (...) No tocante ao nosso envolvimento na área espacial, participamos de reuniões de gerenciamento do Projeto Lessonia e da Flight Acceptance Review, que precede o envio dos satélites para a operação de lançamento”, sublinhou o Coronel Zawadzki, entre vários outros trabalhos importantes.
Destaque profissional – Como parte das comemorações, realizou-se, um pouco antes do início da cerimônia de aniversário, o descerramento das fotos dos destaques profissionais do IFI do ano de 2024. A Tecnologista Adriana Patrícia dos Santos, o Técnico Rafael Machado Hasman, o Segundo-Sargento Especialista em Serviços de Administração Rafael Nicolau de Lima e o Soldado de Primeira Classe Danilo de Souza Ferreira, selecionados como destaques profissionais deste ano, receberam, acompanhados dos familiares, homenagens da Direção do Instituto.
IFI – O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial, criado em 20 de agosto de 1971, tem como missão prestar serviços e realizar Pesquisa de Tecnologia Industrial Básica nas áreas de normalização, metrologia, certificação e coordenação industrial, para produtos e sistemas aeronáuticos militares e espaciais, a fim de fomentar o desenvolvimento de soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial.
Redes Sociais