No período de 30 de setembro a 04 de outubro de 2024, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), órgão do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou auditoria de produção nas instalações da empresa SAAB em Linköping na Suécia.
A auditoria de produção é umas das atividades de Garantia Governamental da Qualidade (GGQ) previstas no contrato do Programa F-X2. O objetivo desta atividade é verificar a conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da empresa em relação aos requisitos da AQAP 2110 Edição D, visando, dentre outros aspectos, garantir a qualidade do produto final a ser recebido pelo Comando da Aeronáutica (COMAER).
As atividades foram desempenhadas por uma equipe de auditores da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG), composta pelo auditor líder Tecnologista Rubens Aparecido Adriano Lessa e auditores Primeiro-Tenente QOCon MEC Juliano Torteli de Godoi Zucato e Técnico Rafael Machado Hasman, contando com o apoio da equipe do GAC-SAAB e de representantes do IFI na empresa. Diversos processos da organização foram auditados: Montagem Estrutural, Montagem Final, Pintura, Engenharia, Gestão da Qualidade, Aquisição, Manutenção, dentre outros.
Na reunião formal de encerramento da auditoria foram apresentadas as constatações registradas pela equipe do DCTA/IFI, como por exemplo os pontos fortes, as observações e as não conformidades. Os resultados demonstram que a Contratada mantém o seu SGQ implementado conforme os requisitos da AQAP 2110 Edição D, o que proporciona ao IFI a confiança necessária para assessorar a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) no tocante ao cumprimento dos requisitos contratuais inerentes à qualidade por parte da SAAB.
"A auditoria realizada pelo DCTA/IFI é uma importante ferramenta para o COMAER, pois visa avaliar a conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade da organização auditada em relação aos requisitos inerentes à qualidade previstos no contrato para aquisição de um produto aerospacial e/ou de defesa, assegurando a melhoria contínua dos processos da organização contratada, a entrega de produtos e serviços que atendam as necessidades e expectativas do cliente, dentre outros aspectos", afirmou o Primeiro-Tenente Zucato, membro da equipe de auditoria do DCTA/IFI.
Redes Sociais