Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

IMG 1328.jpg editada

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) sediou, entre os dias 15 e 17 de outubro de 2024, a 17ª Joint Certification Team Meeting (JCT), reunião que ocorre duas vezes ao ano, entre representantes dos Organismos de Certificação Militar do Brasil e da Suécia, para tratar de questões relativas à certificação conjunta do Projeto F-39 Gripen.


O Projeto Gripen está sendo certificado de forma conjunta, tendo a Autoridade Sueca de Aviação Militar (SE-MAA na sigla em inglês) como autoridade primária e o IFI como autoridade local. As reuniões da JCT, das quais participam representantes das diretorias dos dois órgãos de certificação, além das equipes de coordenação do projeto e de representantes da empresa sueca SAAB (convidada), servem para o acompanhamento das atividades acordadas e o planejamento dos próximos passos.


Na ocasião, o IFI foi representado pelo seu Diretor, Cel Av Marcelo Zawadzki, pelo Assessor Técnico, Ten Cel Av Gustavo Borges Basilio, e por técnicos e engenheiros da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) e da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG).


“Nestes encontros são tratadas questões relevantes para o bom andamento do processo de certificação conjunta do Gripen. Nesta última reunião foram abordados, por exemplo, assuntos como a certificação das novas configurações da aeronave e suas capacidades; a produção de aeronaves no Brasil, em parceria com a Embraer; e assuntos relacionados à aeronavegabilidade continuada do projeto, como gestão das Dificuldades em Serviço das aeronaves em operação, bem como a aprovação de modificações corretivas. As discussões são bastante intensas, e os resultados agilizam sobremaneira a condução do processo de certificação, pois antecipam o planejamento de etapas vindouras do processo”, apontou o Ten Cel Av Basilio, Chefe da Assessoria Técnica do IFI.

Fim do conteúdo da página