Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CAI THX01 .jpg editada

 

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) alcançou um marco significativo no processo de recebimento da aeronave de treinamento FAB 8821 / H-125 Esquilo. No dia 04 de dezembro de 2024, o Diretor do IFI, Coronel Aviador Marcelo Zawadzki, emitiu o primeiro Certificado de Aeronavegabilidade Inicial (CAI) para a aeronave FAB 8821 / H-125, que integrará a frota do Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação 1º/11º GAV (Esquadrão Gavião), sediado na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte (RN).

O processo de produção das aeronaves, sob a responsabilidade da empresa Helibras, situada na cidade de Itajubá (MG), envolve 12 aeronaves leves de asas rotativas para a Força Aérea Brasileira (FAB) e mais 15 (quinze) aeronaves para a Marinha do Brasil (MB). O processo produtivo é acompanhado pelos Representantes da Garantia Governamental da Qualidade (RGGQ) do IFI. A fase final da produção da primeira aeronave ocorreu sob a coordenação da Divisão de Certificação de Sistema de Gestão (CSG) do IFI, com o objetivo de realizar a inspeção de Verificação Governamental da Qualidade (VGQ), que garantiu a conformidade final e documental da aeronave em relação ao projeto Suplementar de Tipo, o que possibilitou a emissão do CAI.

A equipe de inspeção foi composta pelo Suboficial Especialista em Estrutura e Pintura (BEP) Luiz Eduardo Diniz Ferraz e pelo Suboficial Especialista em Mecânica de Aeronaves (BMA) Charles Anselmo de Almeida, sob a gestão do Chefe da CSG, Major Aviador Elkeaer Sezalpino Mioto. O planejamento e a execução dessa atividade foram realizados pelo setor de Certificação de Aeronavegabilidade Inicial da CSG, liderado pelo Capitão Especialista em Aeronaves Leandro Guimarães Ribeiro, em coordenação com o Grupo de Acompanhamento e Controle - Programa Aeronave de Combate (GAC-PAC).

“A inspeção para emissão do CAI foi realizada entre os dias 27 e 29 de novembro de 2024, contribuindo para que o processo de recebimento não fosse impactado. Após a verificação completa dos documentos e da inspeção física, a aeronave H-125 Esquilo com a matrícula FAB 8821 recebeu o Cerificado n° 20241201, com validade de 1 (um) ano, emitido pelo IFI. Com essa certificação, o IFI reafirma seu compromisso com a excelência na qualidade e na segurança operacional em aeronaves de treinamentos dos futuros pilotos de asas rotativas da Força Aérea Brasileira”, declarou o Major Aviador Elkeaer.

 

Fim do conteúdo da página