Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

foto 1.jpg editada

 

Entre os dias 09 e 13 de dezembro de 2024, a equipe da Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA) do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), formada pelo Tenente-Coronel Esp Arm Sergio Baptista de Oliveira, pelo Primeiro-Sargento BMA Ari Franco Neto e pelo servidor Guilherme Franco Vieira, em conjunto com a equipe do Laboratório Setorial de Calibração (LSC) do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), composta pelo Primeiro-Tenente QOCON Mec Alysson Régis de Freitas Barros, pelo Primeiro-Sargento QSS BET Expedito Monteiro Junior, pelo Segundo-Sargento QSS BET Patrick Lopes Flor e pela Terceiro-Sargento QSS BEI Raianny Rodrigues Gomes, realizou Visita de Assistência Técnica (VAT) no LSC CLBI.


A VAT teve como foco a continuidade do desenvolvimento e a implantação do procedimento de calibração do lançador, bem como o auxílio na atualização da planilha de cálculo da incerteza de medição dos serviços de calibração realizados pelo LSC. A realização da VAT representou um marco significativo no avanço da metrologia aplicada às operações espaciais.


Segundo o Tenente-Coronel Sérgio, "o trabalho que vem sendo desenvolvido contribui para a solução de problemas técnicos relacionados à metrologia e à melhoria dos processos operacionais, a exemplo da calibração dos lançadores, avançando etapas necessárias para a continuidade dos trabalhos em 2025".


Esse esforço, conduzido pelo Órgão Central do Sistema de Metrologia Aeroespacial (SISMETRA), reafirma o compromisso com a excelência técnico-científica, garantindo a validade dos resultados e promovendo a melhoria contínua dos serviços de calibração realizados pelo LSC. Essas ações são pilares fundamentais para o sucesso das operações de lançamento, consolidando o CLBI como uma referência estratégica na condução de projetos aeroespaciais no Brasil.

 

Fim do conteúdo da página