Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

foto R 99 editada

Entre os dias 07 e 10 de dezembro de 2020, uma equipe da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), composta pelo Primeiro-Sargento Nixon Chaves da Silva e pelo Técnico Bruno Thomaz Fernandes Mariano, esteve em Anápolis (GO) para realizar inspeção documental e física visando emissão de Permissão Especial de Voo para a aeronave R-99, FAB 6752.


A referida aeronave é parte do Programa Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM), que oferece uma rede de informação integrada que liga vários sensores espaciais, aéreos e terrestres aos centros de coordenação regionais e nacionais. O foco é a modernização da câmera, uma vez que o sensor STAR SAFIRE I (utilizado anteriormente) foi declarado obsoleto pela fabricante FLIR Systems, não sendo mais possível a sua manutenção. Para sua substituição, o Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL) optou por uma câmera com peso, montagem, carga elétrica e coeficiente aerodinâmico similar, sendo então escolhida a MX-15i. A Albatross, certificada pela Canadense L3 Harris - Wescam (fabricante da câmera), é a responsável pela instalação.


Esse novo sensor é capaz de identificar e designar alvos em intervalos de afastamento maiores. Foi projetado para focar em três fatores que impulsionam o alcance máximo: resolução, ampliação e estabilização.

Fim do conteúdo da página