Em dezembro de 2020, o Major Especialista em Armamento Sérgio Baptista de Oliveira, Chefe da Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA) do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), e o Capitão Engenheiro Fábio Kei Yamada, Chefe da Subdivisão dos Laboratórios de Calibração da CMA, receberam, da Marinha do Brasil (MB), representada pelo Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GAerNavMan), o diploma de Hefesto de Bronze da Ordem dos Hefestos, em homenagem aos relevantes serviços prestados na área metrológica. Devido às restrições impostas pelo combate à pandemia do novo coronavírus, a cerimônia de entrega do diploma foi realizada internamente no GAerNavMan, e os militares acabaram por receber o documento em fevereiro de 2021.
“A homenagem foi motivada principalmente porque a CMA, desde 2016, fornece apoio metrológico à Marinha, calibrando diversos equipamentos de medida de precisão (EMP) utilizados pelos Esquadrões aeronavais dessa Força Armada. A CMA do IFI disponibiliza um período de cerca de três semanas, normalmente no mês de outubro, em que os laboratórios de calibração ficam dedicados exclusivamente a atender às demandas do GAerNavMan. Além disso, fornece assessoria técnica que abrange desde os procedimentos técnicos de calibração até o Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial (SGQL)”, explicou o Cap. Yamada.
Ordem dos Hefestos. Criada no ano de 2020, por ocasião do primeiro aniversário do GAerNavMan, tem por finalidade homenagear os oficiais, as praças e os servidores civis, pertencentes à tripulação, bem como reconhecer todo o apoio dos civis e militares da Força Aérea Brasileira (FAB), do Exército Brasileiro (EB), das Forças Estrangeiras, das Forças Auxiliares e dos demais civis, nacionais ou estrangeiros, em benefício do cumprimento da missão do GAerNavMan.
Redes Sociais