O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG), promoveu, entre os dias 26 e 28 de abril de 2021, o Curso de Líquido Penetrante Nível 1. Trata-se do primeiro curso a distância, via Plataforma Webex, realizado na área de ensaios não destrutivos (END). Participaram do evento 40 alunos de diversas instituições, entre elas as ALAS 1, 2, 4, 5, 6, 10, 11 e 12, o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o próprio IFI, a Marinha do Brasil (MB) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), além de companhias aéreas e empresas de fabricação e manutenção aeronáutica.
“Esse curso é voltado para a qualificação de pessoal em ensaio não destrutivo. A norma NAS410 exige essa qualificação para todos os operadores de ensaio”, explica o técnico Lucas Rafael Costa de Castro, encarregado da Seção de Qualificação de Pessoal em END da CSG.
END – O ensaio não destrutivo é um método de inspeção para verificar a integridade de um componente sem interferir na sua utilização futura.
Redes Sociais