Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

foto 1.jpg editada

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) conduziu, por mais de 8 anos, os processos de certificação da modernização de toda a aviônica das aeronaves C-95 (Bandeirante) e P-95 (Patrulha) da Força Aérea Brasileira, junto à empresa AEL Sistemas. Após muitas reuniões, ensaios e aprovações de documentos técnicos, foi possível concluir as atividades desses processos com êxito, o que resultou na emissão dos Certificados de Modificação para as plataformas C/P-95M. Esses certificados foram entregues a representantes da AEL Sistemas, em 11 de agosto de 2021, em evento restrito – devido à pandemia – ocorrido nas dependências do IFI.


Segundo a coordenadora desses processos no IFI, Tecnologista Adriana Patrícia dos Santos, “essas certificações foram muito importantes para assegurar o funcionamento adequado de novas tecnologias integradas a essas plataformas. Todo o processo foi essencial para aprimorar os conceitos de certificação e sua importância dentro da empresa AEL, bem como de outras organizações da Força Aérea Brasileira”.


Em suma, o projeto tem se mostrado bastante eficiente, pois, de acordo com o Chefe da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) do IFI, Tenente-Coronel Especialista em Armamento Fábio de Castro Dutra, “desde a entrada em serviço dessas aeronaves, que ocorreu há mais de 6 anos, o IFI não foi acionado para nenhuma ação de Dificuldade em Serviço relacionada a essas modernizações, o que corrobora com o sucesso das certificações”.

Fim do conteúdo da página