Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

FOTO SAAB Besök 12112021 ERK9452.jpg editada

Na semana de 8 a 12 de novembro de 2021, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), órgão do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou auditoria de produção nas instalações da SAAB em Linköping, Suécia. Trata-se de um processo de Garantia Governamental da Qualidade (GGQ) para o Programa F-X2, sendo uma atividade definida contratualmente que determina a realização de auditorias periódicas no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da SAAB, objetivando avaliar a sua eficácia em atingir os objetivos estabelecidos, ou seja, garantir a qualidade final do produto a ser recebido pelo Comando da Aeronáutica (COMAER).


A auditoria foi conduzida conforme procedimentos do organismo certificador do DCTA/IFI, tendo como referência a norma Allied Quality Assurance Publication (AQAP) 2110. As atividades desempenhadas pela equipe da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG), representada pelo Major Especialista em Comunicações Marcos Benedito dos Santos Maia, pelo Capitão Engenheiro César Streit Lucena e pelo Tecnologista Rubens Aparecido Adriano Lessa, ocorreram de acordo com o planejado e tiveram um enfoque especial na análise do sistema utilizado na qualificação de fornecedores do Gripen E/F (denominado F-39 na Força Aérea Brasileira) e das linhas de produção de montagem estrutural e montagem final.


Ao final da auditoria, o IFI pôde atestar com propriedade que os meios utilizados pela empresa estão perfeitamente adequados ao SGQ. Os resultados alcançados após o término das verificações demonstraram que a contratada mantém o seu SGQ implementado à luz da AQAP 2110, o que proporciona ao IFI a confiança necessária para assessorar a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) no tocante ao cumprimento dos requisitos contratuais por parte da SAAB. Como consequência, o IFI comprova que a contratada permanece no caminho de entregar aeronaves Gripen E/F (F-39) ao COMAER com elevados índices de segurança de voo e qualidade.

Fim do conteúdo da página