Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

IFI 1226.jpg editada

Na segunda-feira, 29 de novembro de 2021, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), em cerimônia realizada em seu Salão Nobre, entregou à Embraer o Certificado Suplementar de Tipo Provisório do E-99M. A assinatura desse documento, realizada pelo Diretor do Instituto, Coronel Aviador Luciano Barbosa Magalhães, em conjunto com o Chefe da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) do IFI, Maj Eng Alexandre Luiz Reder Furtado, coloca em evidência um trabalho de mais de oito anos feito pelo corpo de engenheiros da CPA e pelo pessoal da Embraer.


O Certificado de Tipo, de maneira geral, atesta a segurança e a capacidade de cumprimento de missão do projeto de uma aeronave. No caso específico do E-99M, ele é suplementar, pois está sendo aprovada uma modificação nesse avião. Além disso, tem caráter provisório, tendo em vista que alguns pontos ainda estarão em desenvolvimento no próximo ano. No entanto, a maioria dos requisitos desse projeto já está aprovada pelo IFI, que concluiu estar o projeto maduro o suficiente para receber tal certificação.


“Em uma época de tantos desafios, devido à pandemia de Covid-19, essa certificação coroa o árduo trabalho da equipe do IFI, com o apoio das áreas logísticas, operacionais e de ensaios em voo da Força Aérea Brasileira, garantindo melhorias na vigilância do espaço aéreo nacional”, ressalta a Cap Eng Évelyn Cassileine Bento dos Santos Moliterno, Coordenadora do Processo de Certificação do E-99M no IFI.

Fim do conteúdo da página