Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

foto 1.jpg editada

Conforme o Decreto nº 10.494, de 23 de setembro de 2020, o PagTesouro ficou instituído como plataforma digital para pagamento e recolhimento de valores à Conta Única do Tesouro Nacional, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Comando da Aeronáutica (COMAER). Em consequência, todas as organizações do COMAER que oferecem serviços ao público externo ou interno e que utilizam o recolhimento de valores por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) devem efetivar a substituição da GRU pelo aplicativo PagTesouro, em obediência ao Ofício nº 10/6SC3/5738, de 18 de maio de 2021, do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) à Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA).


Atendendo à solicitação do EMAER, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) implantou o serviço de pagamento do PagTesouro para os serviços de calibração de equipamentos nas áreas de metrologia, em substituição ao mecanismo de cobrança de GRU. O novo serviço está disponível aos usuários externos desde o dia 26 de novembro de 2021, através de um link na página do serviço de calibração (https://ifi.dcta.mil.br/index.php/produtos-calibracao). Dessa forma, o pagamento pode ser feito utilizando PIX ou cartão de crédito. A opção de boleto bancário (GRU Simples) ainda estará disponível - por solicitação do usuário - no momento da contratação do serviço.


Essa implantação, que utiliza a API-FAB-PagTesouro como base, foi possível graças às ações de um grupo de trabalho organizado pela Divisão de Tecnologia da Informação do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DTI/DCTA), que contou com uma equipe de programadores formada pelo Capitão João Manoel Franco (do IFI), pelo Tenente André Gomes Simão (do Centro de Computação da Aeronáutica do Rio de Janeiro - CCA-RJ), pelo Cabo Felipe César Gonçalves dos Santos (do DCTA), pela Servidora Civil Adriana Maria Soares (do Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE) e pelo Servidor Civil Rodrigo Ferreira da Silva (do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo - IPEV).

Fim do conteúdo da página