Em parceria com o Swedish Military Safety Inspectorate (FLYGI), órgão certificador sueco, uma comitiva do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) esteve nas instalações da SAAB em Linkoping, Suécia, entre 5 e 10 de dezembro de 2021, para realizar a auditoria SOI#2 – Stage of Involvement Development Review do F-39 Gripen. A comitiva, composta pelo Cap Eng Aer Vitor Henrique Oliveira Bourguignon, pela 1º Ten QOCon ANS Cecília Maria Dantas Miranda Dutra e pelo 1º Ten QOCon CMP Fernando Sulzbacher, acompanhou os processos da SAAB para avaliar a conformidade dos softwares da nova aeronave.
De acordo com o Cap Eng Aer Bourguignon, Chefe da Subdivisão de Engenharia de Certificação e Assessoria Técnica da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) do IFI, a parceria com o FLYGI nesse processo é essencial para a efetividade da atuação do Instituto e para a segurança das operações do F-39 Gripen no Brasil. “Juntos, o IFI e o FLYGI têm condições de atuar para garantir maior resolutividade no processo de certificação da aeronave no Brasil, o que é imprescindível para a operação do F-39 Gripen”.
Na prática, a comitiva do IFI reuniu-se com as equipes da SAAB e do FLYGI com o objetivo de verificar se todos os processos e procedimentos para o desenvolvimento de software da SAAB estão sendo seguidos em conformidade com normas e planos de desenvolvimento, fazendo reuniões com os especialistas de software, de sistemas e de qualidade da SAAB. A SOI#2 trata da 2ª fase de um conjunto de 4 auditorias.
Redes Sociais