Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeitjarues
Início do conteúdo da página

foto 1.jpg editada

Entre os dias 19 e 21 de dezembro de 2021 e 1 e 3 de fevereiro de 2022, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) realizou, nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP), a verificação documental e física para a emissão do primeiro Certificado de Aeronavegabilidade Inicial (CAI) para uma aeronave KC-390 (FAB 2857) recebida pela Força Aérea Brasileira (FAB). Esse certificado consolida a certificação de produto e a comprovação de que as manutenções, a incorporação de Boletins de Serviço, as Diretrizes de Aeronavegabilidade e o Aviso de Limitação de Aeronavegabilidade (ALA) foram devidamente executados e registrados. (Conforme a Diretriz do Comando da Aeronáutica - DCA 800-2.)


Na ocasião, o IFI foi representado por militares da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG) - 1º Ten QOEA Anv Leandro Guimarães Ribeiro, SO BMA José Sérgio dos Santos, SO BMA Marco Aurélio de Assis Paula, SO BEP Luiz Eduardo Diniz Ferraz e SO BMA Juliano Hunof -, os quais fizeram a inspeção física e documental na aeronave, a fim de atender aos requisitos para a emissão do CAI.


“É tendência mundial que as aeronaves militares somente entrem em operação após a certificação de aeronavegabilidade. Sinto-me muito honrado de ter participado do processo para a emissão do primeiro CAI para o projeto KC-390”, afirmou o SO BMA Hunof, da Seção de Aeronavegabilidade do IFI/CSG.

Fim do conteúdo da página