Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

lembracacurso onlyphoto.jpg editada

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG), com o apoio da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento (CVD-GC), realizou, entre os dias 25 de abril e 3 de maio de 2022, o Curso de Correntes Parasitas Nível 1. A parte teórica do curso foi ministrada no Auditório da CVD-GC, enquanto a parte prática aconteceu nos Laboratórios de Ensaios Não Destrutivos do IFI.


Participaram do evento representantes do Instituto de Ensaios em Voo (IPEV), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) e do Exército Brasileiro (EB), além de membros de empresas como GE-CELMA, EMBRAER e GOL. As atividades foram destinadas à qualificação de pessoal no ensaio por correntes parasitas, em conformidade com a Norma NAS 410.


“Vale destacar a importância do IFI como principal órgão na qualificação de pessoal em ensaios não destrutivos no setor aeroespacial”, lembrou o Tecnologista Eduardo Gomes Mendonça, Chefe do Setor de Ensaios Não Destrutivos da CSG.


Correntes Parasitas – O ensaio não destrutivo de correntes parasitas é realizado por meio de correntes elétricas que interagem com defeitos superficiais em materiais metálicos. Essa interação gera as indicações que permitem a identificação de defeitos nos materiais.

Fim do conteúdo da página