O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) recebeu, na quarta-feira, primeiro de junho de 2022, em suas dependências, uma visita técnica da Agência Espacial Brasileira (AEB). Na ocasião, o IFI apresentou à AEB as realizações feitas na área espacial com os recursos orçamentários vindos da Agência. Três tópicos foram abordados durante as conversas: apresentação do Instituto sobre as realizações dos Termos de Execução Descentralizados (TEDs) com recursos de 2021; detalhamento das atividades relacionadas à infraestrutura utilizada na certificação, na avaliação da conformidade, na normalização e no licenciamento de atividades espaciais; e visita aos laboratórios de uso aplicável a segmentos espaciais.
A AEB investe recursos no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), tendo em vista o desenvolvimento do setor espacial, e o IFI recebe uma parcela deles. No último ano, o investimento da AEB foi revertido, no IFI, em diversas atividades, como aquisição de equipamentos de tecnologia da informação para apoio na área espacial, promoção de cursos e visitas técnicas para consolidar regulamentos da área espacial, além da apresentação de trabalhos.
“A AEB é uma das principais parceiras do IFI e do DCTA no desenvolvimento do setor espacial, sendo inclusive uma das principais responsáveis pela modernização de laboratórios e pela promoção de treinamentos para a capacitação de recursos humanos, entre outras atividades ligadas ao segmento espacial”, explicou o Primeiro-Tenente Engenheiro Aeroespacial Mateus de Castro Silva, Gerente Suplente do TED da AEB.
Redes Sociais