No dia 2 de agosto de 2022, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), na figura de seu Diretor, Coronel Aviador Luiz Marcelo Terdulino De Brito, entregou à Embraer, em uma pequena cerimônia realizada no Salão Nobre do Instituto, o Certificado Suplementar de Tipo Provisório do E-99M. O certificado marca a conclusão de mais uma etapa na certificação da modernização da aeronave, cujo foco principal é o sistema radar, possibilitando um incremento na capacidade de vigilância do espaço aéreo brasileiro.
Toda a equipe de engenharia da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) do IFI esteve envolvida no trabalho, realizando as análises de requisitos técnicos de cumprimento de missão que foram demonstrados pela Embraer, por meio de sua equipe de profissionais especializados.
“As ações que culminaram na entrega desse certificado permitirão ao 2º/6º GAv – Esquadrão Guardião operar aeronaves mais modernas para a realização de suas atividades de vigilância, proporcionando melhor eficiência e qualidade no cumprimento da missão”, explicou a Capitão Engenheira Évelyn Cassileine Bento dos Santos Moliterno, Coordenadora do Processo de Certificação do E-99M.
Certificado Suplementar de Tipo Provisório – Trata-se de um certificado de modificação aplicável a aeronaves que já possuem o projeto de tipo aprovado pelo IFI. É provisório porque é emitido, a critério do Instituto, para um projeto antes da conclusão do processo de certificação, de acordo com a necessidade da Força Aérea Brasileira (FAB), após atestado o cumprimento de requisitos de segurança de voo e operacionais.
Fonte: IFI, por Servidor Toler.
Foto: IFI, por Soldado Lima.
Redes Sociais