Entre os dias 26 e 30 de setembro de 2022, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio de sua Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG), realizou, nos laboratórios de ensaios não destrutivos do Instituto, o Curso de Partículas Magnéticas Nível 2. O curso, que contou com a participação de 24 alunos de organizações como Exército Brasileiro (EB), Força Aérea Brasileira (FAB), companhias aéreas e empresas de manutenção e fabricação aeronáutica, teve como objetivo qualificar inspetores de nível 2 para a execução do ensaio por partículas magnéticas.
De acordo com a NAS410, o inspetor nível 2 equivale à categoria de profissionais que possuem por prerrogativa a execução completa do ensaio, bem como a avaliação dos componentes de acordo com um critério de aceitação e rejeição.
Acidentes aeronáuticos – Os ensaios não destrutivos por partículas magnéticas, ao identificar trincas em componentes aeroespaciais, ajudam na prevenção de acidentes aeronáuticos. De acordo com o Técnico Lucas Rafael Costa de Castro, Encarregado da Seção de Qualificação de Pessoal em Ensaios Não Destrutivos da CSG do IFI, “os ensaios por partículas magnéticas têm historicamente contribuído para a identificação de trincas de fadiga em componentes aeroespaciais ferromagnéticos, tais como eixos, bielas, engrenagens e parafusos, evitando a ruptura de componentes de aeronaves em serviço e prevenindo acidentes aeronáuticos”.
Redes Sociais