Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

FOTO FAB 2902 1.jpg editada

Entre os dias 15 de setembro e 16 de outubro de 2022, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) participou do processo de recebimento da segunda aeronave KC-30 do Comando da Aeronáutica (COMAER), o FAB 2902.


Durante o processo de recebimento provisório da aeronave KC-30 FAB 2902, ocorrido na cidade de Victorville, Califórnia, Estados Unidos da América, a equipe do IFI, composta pelo Coronel Especialista em Aviões Soracli de Oliveira Silva e pelo Capitão Engenheiro César Streit Lucena, realizou inspeções físicas e documentais para subsidiar o processo de emissão de Certificado de Aeronavegabilidade Inicial (CAI) para essa aeronave.


O processo de CAI teve início efetivamente no mês de agosto, após a disponibilização da documentação da aeronave, pela contratada, empresa Azul S/A. Antecipadamente, antes do deslocamento para a cidade de Victorville, foram realizadas todas as análises documentais necessárias com foco especial nos registros de manutenção da aeronave e, principalmente, na implementação de Boletins de Serviço e Diretivas de Aeronavegabilidade.


Durante as inspeções presenciais na aeronave foi possível aprofundar todas as análises documentais. Além disso, foi disponibilizado um período adequado para as inspeções físicas na aeronave, dentre as quais destacam-se: inspeção nos motores, trens de pouso, APU, sistemas aviônicos, verificação de softwares embarcados, inspeção de equipamentos de emergência e verificação do layout da aeronave. Todas as inspeções do IFI foram realizadas com ênfase na aeronavegabilidade e na verificação da configuração prevista, conforme Certificado de Tipo aprovado.


Além do foco na aeronavegabilidade, o IFI teve participação fundamental na verificação de cumprimento de requisitos contratuais. Durante o recebimento da primeira aeronave do Projeto KC-30, a equipe do IFI contribuiu sobremaneira na verificação da conformidade do cumprimento dos requisitos avaliados pela Comissão de Recebimento (COMREC).


Resultante de todo o trabalho desempenhado pelo IFI, foi emitido o CAI nº 20221001, em 6 de outubro de 2022, possibilitando que a aeronave realizasse o translado para o Brasil e iniciasse a sua operação pelo 2º/2º GT, ao fim do processo de recebimento definitivo pela COMREC.

FOTO FAB 2902 3.jpg editada
“A missão do IFI é nobre. Cada certificado emitido traz um orgulho enorme, ainda mais para uma aeronave como esta, que tem capacidade para transportar 238 passageiros, possibilitando à Força Aérea cumprir sua missão. Aqui todos têm um objetivo em comum, independente do setor em que cada um trabalha, e poder contribuir diretamente com o recebimento da segunda aeronave KC-30 pelo COMAER foi uma grande honra e prazer pelo resultado dos trabalhos desempenhados neste processo”, ressalta o Coronel Soracli, Vice-Diretor do IFI e membro do grupo de trabalho do recebimento da aeronave.


Por fim, o IFI destaca o excelente trabalho em equipe realizado em conjunto com os membros do Comando-Geral de Apoio (COMGAP), da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) e do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMAGL), que compuseram a equipe de recebimento do KC-30 FAB 2902, o que possibilitou que todo o processo de recebimento provisório ocorresse de maneira harmônica e satisfatória.

Fim do conteúdo da página