Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

IMG 3117.jpg editada

No dia 8 de dezembro de 2022, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), em evento realizado no Salão Nobre, oficializou a entrega do Certificado Suplementar de Tipo Provisório do E-99M à Embraer. O certificado – resultado do trabalho conjunto de profissionais da Embraer e da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) do IFI – registra mais um passo para a finalização da modernização da aeronave, entregando ao operador um sistema de vigilância superior ao anterior.  


Neste mês de dezembro, será entregue mais um E-99M ao Esquadrão Guardião (Anápolis-GO), e o Certificado Suplementar de Tipo Provisório dessa aeronave servirá de base para a emissão do Certificado de Aeronavegabilidade, garantindo o voo seguro da aeronave, bem como o cumprimento da missão.


Fernando Igarachi Ferraz de Arruda, Gerente de Desenvolvimento de Produto da Embraer, destacou a importância do certificado emitido pelo IFI em termos de avanço nos sistemas de guerra eletrônica. “O certificado marca a evolução do desenvolvimento e das novas funcionalidades do sistema modernizado da aeronave, consolidando todo o trabalho de verificação de requisitos, com ganhos operacionais relacionados principalmente a sistemas de guerra eletrônica”.


Já a Capitão Engenheira Évelyn Cassileine Bento dos Santos Moliterno, Coordenadora do Processo de Certificação do E-99M no IFI, explicou a relevância da modernização da aeronave para a Força Aérea Brasileira (FAB). “A evolução do E-99 garante mais segurança ao território nacional, com a utilização de um dos sistemas de vigilância mais modernos do mundo”.

Fim do conteúdo da página