Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

foto empresario 2.jpg editada

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio de sua Divisão de Desenvolvimento Industrial (CDI), participou, entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2022, da 7ª Mostra da Base Industrial de Defesa (BID) Brasil, que aconteceu no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF). O IFI compôs a comitiva do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em conjunto com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Núcleo de Gestão da Inovação (NGI).


A Mostra BID Brasil é um dos eventos mais importantes do segmento de defesa e segurança do país. Realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), reúne os maiores players do mercado, contando com cerca de 90 empresas expositoras, além de 40 apoiadores institucionais, entre eles o Ministério da Defesa, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações e as Forças Armadas e de Segurança do Brasil.


Na ocasião, o IFI levou ao conhecimento do empresariado e das autoridades o  Sistema Integrado de Fomento à Indústria Aeroespacial (SIFIAer) e seus processos, tais como o mapeamento de capacidades da Base Industrial de Defesa Aeroespacial, os benefícios fiscais do Convênio ICMS 75/91, por meio do qual se reduz para 4% a base de cálculo do ICMS para os produtos aeroespaciais, o Catálogo de Empresas do Setor Aeroespacial (CESAER), os benefícios da Resolução GECEX nº 272, de 19 de novembro de 2021, que prevê alíquota zero do imposto de importação de itens aeronáuticos específicos, e o Levantamento de Necessidades Setoriais das Industrias Aeroespaciais de Defesa para fins de offset.


“A importância da nossa presença na Mostra BID Brasil é a de cumprir uma parte da nossa missão institucional de fomento ao setor aeroespacial. Tivemos a oportunidade de apresentar e esclarecer dúvidas relativas ao SIFIAer e seus benefícios para diversas empresas e autoridades”, explicou o Segundo-Tenente Administrador Oderlei Ferreira dos Santos, Chefe da Subdivisão de Análise Empresarial e Mobilização Aeroespacial da CDI do IFI.

Fim do conteúdo da página