O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), pelas mãos de seu Diretor, Coronel Aviador Luiz Marcelo Terdulino De Brito, entregou à Embraer, em cerimônia realizada no dia 23 de março de 2023, no Auditório do Instituto, o Certificado Militar de Tipo da aeronave KC-390. A entrega do Certificado Militar de Tipo ocorreu logo após a realização da Final Type Certification Board Meeting (FTCBM).
A emissão do certificado atesta a conclusão do processo de avaliação técnica relativo ao cumprimento com todos os requisitos de segurança e desempenho contratados pelo Comando da Aeronáutica (COMAER) junto à Embraer. Trata-se de um conjunto de 1,112 requisitos militares, cujo cumprimento habilita a aeronave a voar com segurança, não só no território nacional, mas também em outros países, em especial naqueles com os quais o COMAER já possui acordos bilaterais de aeronavegabilidade.
“Essa certificação militar é um marco efetivo para a Força Aérea Brasileira, pois se trata da maior aeronave produzida no Brasil e no Hemisfério Sul. Isso reforça sobremaneira o papel do país, em particular da Aeronáutica, como um dos principais players mundiais do setor aeroespacial. O Projeto KC-390 e a sua certificação são a manifestação inequívoca de que existe um Brasil que dá certo e do qual podemos nos orgulhar”, comentou o Diretor do IFI.
Histórico – O processo de certificação do KC-390, iniciado em 2012 e encerrado em 2023, contou com a participação de mais de 180 especialistas, incluindo pilotos, engenheiros e técnicos do IFI e de outras organizações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Comando-Geral de Apoio (COMGAP) e do Comando de Preparo (COMPREP), além de especialistas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Em dezembro de 2017 houve a emissão, pela ANAC, do Certificado de Tipo Provisório da aeronave. O Certificado de Tipo final foi emitido pela ANAC em outubro 2018, encerrando a certificação civil da aeronave na configuração conhecida como Initial Operational Capability (IOC). O IFI emitiu seu Certificado de Tipo Provisório em novembro de 2021, emitindo em março de 2023 o Certificado de Tipo final, aprovando a configuração completa conhecida como Final Operational Capability (FOC). A certificação da configuração FOC pelo IFI é uma das etapas contratuais que compõem a aceitação contratual do produto pelo COMAER. Atualmente, a Força Aérea Brasileira conta com cinco aeronaves KC-390 Millennium em sua frota, com previsão do recebimento de uma sexta aeronave no dia 3 de abril de 2023.
Redes Sociais