Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

foto 1.jpg editada

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG), realizou, entre os dias 24 e 28 de abril de 2023, no Auditório Hércules da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento (CVD-GC), o Curso de Representante da Garantia Governamental da Qualidade (RGGQ). Treze alunos, representando o Exército Brasileiro (EB), a Marinha do Brasil (MB) e Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB), participaram do curso, cujo objetivo foi a formação de representantes com ênfase na aplicação das normas AQAP 2110, 2070 e 2105 da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).  


As atividades dos RGGQs estão fundamentadas pela DCA 800-2 e pela ICA 57-21, sendo de extrema importância para as Forças Armadas, tendo em vista que os seus resultados assessoram diretamente as comissões de recebimento de aeronaves, proporcionando confiança quanto à qualidade dos produtos adquiridos. No curso realizado na última semana, a formação dos RGGQs envolveu o estudo das normas AQAP em termos de fundamentos legais, gerenciamento de risco, tratamento e análise de não conformidades durante o sistema produtivo e análise de concessões e desvios, com aplicações práticas.


“O curso é de extrema importância na formação e capacitação de RGGQs para a realização da atividade de verificação da conformidade, tanto do sistema produtivo quanto dos produtos que a indústria aeroespacial fornece ao Comando da Aeronáutica, com base em requisitos de projeto aprovados e aqueles estabelecidos em contrato. Essa atividade é de extrema importância, e o próprio IFI possui um RGGQ atuando nas instalações da SAAB [empresa fabricante do caça Gripen], em Linköping, na Suécia”, explicou o Primeiro-Tenente QOCon MEC Juliano Torteli de Godoi Zucato, Chefe da Documentação da Subdivisão da Qualidade da CSG.

Fim do conteúdo da página